sobre a Cassandra

Cassandra é uma estrutura artística, fundada em 2020. É também o nome da mulher que Apolo amaldiçoou por ter recusado a sua sedução, tornando-a capaz de prever o futuro sem que ninguém acredite nela.

O projeto artístico da Cassandra assenta em três eixos: a criação original de espetáculos de teatro, projetos multidisciplinares de desenvolvimento de públicos e programação regular no âmbito do pensamento e das artes performativas.

O primeiro espetáculo foi Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa, estreado em 2021, no Centro Cultural de Belém (Lisboa), escrito, encenado e interpretado por Sara Barros Leitão, que é também a diretora artística desta estrutura. Esta primeira criação conta a história do trabalho doméstico em Portugal, com especial foco na criação do Sindicato do Serviço Doméstico, em 1974. Depois de uma digressão que ainda continua - e que já conta com mais de 60 récitas, em cidades nacionais e internacionais -, o texto da peça foi publicado em livro, com edição da Imprensa da Universidade de Coimbra.

O segundo espetáculo foi Guião para um país possível, estreado em 2023, no Centro Dramático de Viana / Teatro do Noroeste (Viana do Castelo). Integrado na comemoração do Cinquentenário do 25 de Abril e construído a partir dos Diários da Assembleia da República, esta criação conta como foram os últimos 50 anos da nossa democracia, a partir dos registos de debates, assembleias, votações, discursos, apartes, insubordinações e até gestos. 

Desde 2021, a Cassandra organiza as Heróides - clube do livro feminista, um projeto de leitura, discussão e conversa à volta de livros, com encontros mensais, que junta online centenas de pessoas por mês. Este é um dos projetos de desenvolvimento de públicos, a par com Parlapatório e Sala de Ensaio.

Em novembro de 2024, abrimos a Livraria da Cassandra, uma livraria independente, aberta ao público, no centro do Porto, no mesmo lugar onde temos os nossos escritórios e espaço de ensaios. Esta é uma livraria de curadoria coletiva e partilhada, em que se vendem os livros que inspiraram os processos de pesquisa para os espetáculos, todas as obras que vêm sido lidas no clube do livro desde a sua fundação e as recomendações da comunidade.

É neste espaço, entre a Livraria e a sala de ensaios, que desenvolvemos programação regular desde concertos, leituras encenadas, lançamentos de livros, conversas, etc.

Em 2025, a Cassandra estreia um novo espetáculo: Suplicantes, uma reescrita a partir da tragédia de Ésquilo, para refletir sobre o projeto europeu, fronteiras, pactos de hospitalidade, acolhimento e integração.